terça-feira, 12 de outubro de 2010

Um dia na Corte de Luís XIV
   Segue-se um relato de um dia passado na Corte do Rei Luís XIV e da Rainha Maria Teresa, que se fez acompanhar de três damas de honra, no meio de tantas, as suas predilectas: Shopie, Louise e Elizabeth.
   Para a Rainha, o dia inicia-se às 8.30h e, a essa hora, as damas de honra tinham já de estar nos seus aposentos com tudo preparado para iniciar a sua rotina. Cada uma tinha uma diferente tarefa: Sophie vertia água para a Rainha lavar as suas mãos e colocava-lhe a camisa; Louise vestia-lhe o saiote e dava-lhe a restante combinação da roupa; Elizabeth tratava do seu cabelo. O vestuário da Rainha dispunha de inúmeras e luxuosas peças de roupa, nunca repetia nada e, com frequência, era renovado e tudo era feito à medida da Rainha, pelo melhor alfaiate da Corte.
   A 1ªetapa da manhã era longa e, depois de terminada, a Rainha descia para tomar o pequeno-almoço. Acompanhada pelas suas damas de honra, a Rainha chegava à requintada sala onde a esperava o Rei para tomarem o pequeno-almoço. Nesse dia, chegou uma carta a convidar os Reis para uma festa que se realizaria nessa mesma noite – por parte dos Reis Vizinhos, cujo motivo da celebração era festejar o 18º aniversário das suas duas filhas e, também, anunciar os seus noivados. Depois de terminado o pequeno-almoço, o Rei preparou-se para a sua habitual tarde passada a caçar juntamente com outros membros da Corte. A Rainha aproveitou a restante manhã para ir a uma aula de dança, ensaiar para as típicas danças principais que abrem os bailes da Corte. Como sempre, acompanhada pelas damas, a Rainha, antes do seu chá das 17.00h, com as suas habituais companheiras, membros da nobreza também, aproveitou para passear os seus jardins de cavalo. Já na hora do chá, comentou-se sobre a festa e sobre quem seriam os possíveis noivos. Pairando ainda a dúvida no ar, chegara a hora de se despedirem e de se prepararem para a festa dessa noite, então a Rainha retirou-se para os seus aposentos para tratar da sua imagem: o seu banho, a escolha do traje, o cabelo… tudo isto com a ajuda das suas damas e com toda a perfeição possível.
   No final do dia, a Rainha estava pronta para seguir viagem, destinada à festa vizinha. O Rei também se encontrava pronto e esperava-a na sala principal. A Rainha desceu e seguiu viagem com o seu Rei. As damas de honra ficaram pelo palácio a preparar tudo para quando a Rainha voltasse.
   Chegaram à festa e, como normal, estava tudo repleto de elegância e membros da Corte. Chegara a hora de anunciar os noivados e uma das noivas tinha desaparecido, chegara a notícia que tinha fugido com um membro do Povo. Começou uma série de comentários e muita agitação por parte de todos os nobres presentes. Porém, anunciou-se o noivado da outra filha presente e a festa ficou por ali.
   Uma noite que acabara mal… e chegou a hora dos Reis partirem para o seu lar. Depois de um longo dia, o Rei e a Rainha retiraram-se, cada um, para os seus aposentos e já as damas estavam prontas para ajudarem a Rainha a deitar-se.
   E foi assim um dia passado na Corte, em especial, com a Rainha.

Andreia, Cristiana e Isabel 11º A

Sem comentários:

Enviar um comentário