sexta-feira, 11 de março de 2011

Preparação da Visita de Estudo a Lisboa

Paula Rego (Representada no Museu Berardo)
Paula Rego iniciou seus estudos no Colégio Integrado Monte Maior,seguindo para a  St Julian s Scholl onde os professores cedo lhe reconheceram o talento. Partiu para  Londres, onde estudou  até 1956. Conheceu o pintor Victor Willing , com quem se casou em 1959. Em Londres, conheceu o pintor Jean Dubuffet que se revelou uma referência determinante na sua criação artística,definida como  Arte Bruta.
Na década de 1970, torna-se bolseira da  Fundação Calouste Gulbenkian para fazer pesquisa sobre contos infantis. A obra literária de  George Orwell inspira-a no painel Muro dos Proles (1984), com mais de seis metros de comprimento, onde estabelece um paralelismo com as figuras de  Hieronymus Bosh.
A pintura de Paula Rego não pode ser classificada como conservadora ou académica, mesmo se ela vem sendo um exercício de reaprendizagem dos meios de expressão pictural, reapropriando-se da possibilidade da representação humana e aprofundando os recursos da volumetria ilusionística do quadro, em contacto com as lições dos mestres antigos e de alguns contemporâneos. «O naturalismo está muito fora de moda, mas eu não me importo», refere Paula Rego.




Sem comentários:

Enviar um comentário