segunda-feira, 4 de abril de 2011

O Romantismo na Música

A Era Romântica é um período da história da música que se convenciona classificar entre 1815 até o início do  século XX. Designa ainda qualquer música escrita durante esse período e que se enquadra dentro das normas estéticas do Período Romântico. Foi precedida pelo  classicismo e sucedido pelas tendências modernistas.
A época do romantismo musical coincide com o romantismo na Literatura, Filosofia e Artes Plásticas. A ideia geral do romantismo é que certas realidades só poderiam ser captadas através da emoção, do sentimento e da intuição. Por essa razão, a música romântica é caracterizada pela maior flexibilidade das formas musicais e procurando focar mais o sentimento transmitido pela música do que propriamente a estética, ao contrário do Classicismo.
Entre os principais autores românticos destacam-se Beethoven, Chopin, Franz Liszt e Richard Wagner. Apoiando-se em temas de grandes criadores literários, como Shakespeare, Walter Scott, Victor Hugo, Byron ou mesmo a Antiguidade Clássica, desenvolve-se a Grande Ópera. São românticos alguns dos expoentes do género: Rossini, Berlioz, Puccini além de Verdi e Wagner.



Sonho  de Amor - Franz Liszt

Sem comentários:

Enviar um comentário