terça-feira, 15 de novembro de 2011

O Expressionismo

O Expressionismo designa um movimento cultural que se manifestou nos mais diversos campos artísticos como as artes visuais, o teatro, a literatura e o cinema. Nas artes plásticas (pintura, escultura, fotografia) e na arquitetura, esta tendência, de dimensão internacional desenvolveu-se a partir dos finais do século XIX, tendo conhecido uma importante expansão na Alemanha, no contexto de angústia e de agitação social que antecedeu a Primeira Guerra Mundial.
Os quadros expressionistas tornaram-se o retrato intenso de emoções, transmitidas através de cores violentas e de pinceladas vincadas e as esculturas apresentavam formas agressivas, modelações vincadas e texturas rudes.
As primeiras manifestações que se podem considerar precursoras do movimento expressionista datam de meados de 1880. Entre estas contam-se as obras do pintor holandês Vincent Van Gogh, marcante pelo uso intenso dos valores cromáticos e texturais, e do francês Toulouse-Lautrec, nomeadamente pelos temas abordados e pela liberdade e espontaneidade do desenho. Os pintores Edvard Munch, expoente do Expressionismo nórdico, e James Ensor representaram outro momento de afirmação dos fundamentos da estética expressionista, como temas dramáticos e obsessivos.

Fonte:
Expressionismo. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011.
Ernst Ludwig Kirchner

Edvard Munch

4 comentários:

  1. Na minha opinião, a obra do pintor norueguês, Edvard Munch, “o Grito”, retrata a angústia, a tristeza e o desespero, tal como o seu autor se sentia devido às decepções que tivera no amor e com os amigos. Edvard Munch pintou esta obra aos trinta anos e foi considerada a sua obra máxima e uma das mais importantes na história do expressionismo.
    Nº11 9ºC

    ResponderEliminar
  2. Na minha opinião a obra o "grito" é das melhores obras do expressionismo de Edvard Munch porque retrata nitidamente a tristeza e o desespedo com cores fortes

    Rui Moreira nº23 9ºC

    ResponderEliminar
  3. Na minha opiniao o0 quadro"o grito"é o melhor quadro expressionismo, uma vez que expressa claramente a tristeza e o desespero da personagem utilizando cores fortes como azuis escuros e alaranjados.

    ResponderEliminar
  4. O quadro apela aos nossos sentidos e quase nos obriga a ficar a admira-lo longamente devido ao seu chamamento através da sua combinação de cores fortes e da representação extremamente expressiva do sofrimento e do desepero da personagem.

    ResponderEliminar