sábado, 17 de novembro de 2012

O Coliseu de Roma


Grande anfiteatro oval romano que foi mandado construir por Vespasiano, por volta do ano 70, e foi concluído, com três andares, em 82 por Domiciano. No século III foi-lhe acrescentado mais um andar. Com uma altura de 48 m, as bancadas eram de mármore (entretanto desaparecido) e tinham capacidade para mais de 50 000 espectadores. O recinto destinava-se ao combate de gladiadores e à representação de tragédias e comédias. Também foi aqui que muitos cristãos perderam a vida, lançados às feras. Neste espaço colossal, chegaram mesmo a realizar-se simulações de batalhas navais.
Coliseu de Roma. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2012.
Wikipedia (Imagens)

Ficheiro:Map of downtown Rome during the Roman Empire large.png
Mapa do centro de Roma durante o Império Romano, com o Coliseu a nordeste, fora do núcleo urbano, no canto superior direito

Arquivo: Giovanni Battista Piranesi, O Colosseum.png
Gravura de 1757 de Giovanni Battista Piranesi

Arquivo: 0 Coliseu - Roma 111.001 (1) JPG.


2 comentários:

  1. O anfiteatro , construido em Puteoli , por Vespasiano e Tito , era o irmão cassulo do coliseu .
    O anfiteatro de Puteoli , tinha mais de 46 alçapões e de lá podiam aparecer várias "surpresas" como animais exóticos ou outras coisas , para chocar ou emocionar o público. Os animais , cenários , caçadores , eram movidos do subsolo por elevadores.
    Tito , construiu o anfiteatro à base de madeira , e com uma facil evacuação se necessário. Pois o coliseu podia ser evacuado em 15 minutos.
    Para o cuidados dos espectadores , também arranjou uma maneira para não apanharem com o sol mediterrâneo enquanto viam as lutas. Na sua construção colocavam-se mastros no cimo , e com cordas , estendiam-se até meio , que depois por cima dessas cordas colocavam lonas , para a protecção da radiação solar. Só ficava sol no meio e era lá que realizavam as lutas. Nesse meio lutavam animais selvagens contra criminosos , gladiadores , enquanto o publico ficava muito atraído pelas lutas , o que o publico queria era sangue. Mas o que eles esperavam era a luta entre gladiadores, de homem para homem. Os gladiadores não tinham de ser escravos , podiam ser prisioneiros de guerra ou até criminoso , estes eram treinados para matar. Mas até à luta ele estavam como um animal enjaulado, a comer alimentos muito calórico e a ser espancado regularmente. Era um objecto de inveja , desprezo , admiração ou até de luxuria. Se ganhar , o seu nome poderá ser cantado pelo publico e até libertado . Todos os dias treinavam , para lutar , matar ou até morrer.
    A luta dos gladiadores era vista como entretimento , lutavam para entreter o publico.
    Ao meio-dia a plateia vai-se alimentando, com comida e a bebida , algumas pessoas ganhavam dinheiro , por isso . Durante essa pausa ainda , há uma execução publica , os métodos que se faziam mais era a crucificação e um homem que e posto na arena desarmado contra animais selvagens.
    Tito tinha o melhor lugar no anfiteatro, o seu papel era quase sagrado. Em frente a Tito , ficavam as sacerdotisas , eram as mulheres mais importantes de Roma, elas eram responsáveis pelo espírito da cidade , a chama sagrada. No mesmo nível, em redor da arena ficam os senadores. No anfiteatro quanto mais alto é o lugar menor importância tem a pessoa. Em cima dos senadores a fica a ordem equestre , não são tão ricos mas são de igual forma importantes. Em cima da ordem equestre fica a plebe urbano , logo as pessoas que não tinham importância.
    Ao cair da noite vinha o momento mais importante . Era a luta entre os gladiadores mais importantes e mais fortes , Verus e Priscus. Diz a lenda que eles tinham treinado juntos e eram amigos.
    Eles entram na arena . Duarante a sua luta , o publico vai fazendo apostas a tentar adivinhar o vencedor. Os gladiadores , mesmo sendo amigos querem a morte do aposto , pois é sua vida que está em jogo , portanto é matar para não morrer.
    Mas durante essa luta Tito interveio e declarou os dois vitoriosos. Os dois serão libertos.
    Tito ficou bem visto perante a sua acção.
    Agora verá o que lhe resta nos próximos 99 dias.
    Tânia . 10ºD

    ResponderEliminar
  2. Apesar e não ser este o trabalho proposto, o resultado final é bom!

    ResponderEliminar