sábado, 17 de novembro de 2012

Pompeia


No século VII a.C., foi fundada a cidade de Pompeia. A cidade recebeu  influência das civilizações gregas e etruscas que dominavam a região sul da Itália. 
Entre 27 d.C. e 37 d.C., a cidade viveu o seu apogeu, grandes edifícios privados e públicos foram construídos, mas um terremoto em 62 d.C. destruiu grande parte de Pompeia.
A cidade estava a ser reconstruida, quando em 24 de Agosto de 79 d.C. o vulcão Vesúvio explodiu expelindo grande quantidade de lava  que se solidificou rapidamente.
A lava cobriu toda a cidade de Pompeia e também Herculano, cidade vizinha, com uma camada de dois metros de espessura. Em seguida uma nova camada, de quinze metros feita por cinzas e pedras, cobriu  Pompeia matando cerca de 30 mil pessoas.
Historiadores e arqueólogos  têm descoberto vários objectos, que pela alta temperatura permaneceram todos estes séculos intactos. Tais achados permitem-nos conhecer melhor os aspectos sociais, políticos, económicos e artísticos da época.
Fontes: Wikipedia
 
Ficheiro: Pompéia o último dia 1.jpg
Erupção do Vesúvio recriada digitalmente
Ficheiro:Pompei02.JPG
Casa em ruínas em Pompeia
Ficheiro:Pompei03.JPG
Objectos recuperados em Pompeia

6 comentários:

  1. O fórum intrigou por décadas os arqueólogos e ainda ninguém descobriu a sua função. Quando houve a erupção morreram escravos que estavam acorrentados. Para os romanos os ecravos tinham de viver num lugar diferente. Por vezes, so escravos podiam ser libertados, passando o resto da vida a pertencer á equipa de seu antigo mestre e vivia como uma figura respeitada. O calor do vulcão veio de uma onda repentina e intensa. Sentiram o chão a tremer, mas achavam que era normal. Para os romanos, a principal refeição era feita á tarde, onde os ricos comiam em casa e os pobres comiam em restaurantes e tabernas. Os romanos viam os vulcões como a chaminé da oficina do deus Volcano, que era o deus da destruição, do fogo e dos terramotos. No dia antes da erupção, houve uma celebração em honra do deus Volcao, em que sacrificaram peixes vivos. Naquela época já haviaprostituição de ambos os sexos. No dia da erupção, ás 9 da manhã, os romanos viram fumo e cinzas saídas do vulcão e á 1 da tarde houve a erupção. Quem não morreu com o terramoto, morreu com as nuvens pirolásticas, que tinham 700 graus Celcius e andavam a 320 km/h. A erupção durou três dias.




    Jorge nº21 10ºD

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Trabalho. Atenção aos erros ortográficos.

      Eliminar
  2. Pompéia era uma típica cidade romana, situada próxima ao vulcão Vesúvio (arredores de Nápoles, sul da Itália). No ano de 79, este vulcão entrou em erupção violenta, provocando um forte terremoto e atirando grandes quantidades de pedras incandescentes, lava vulcânica, poeira e fumo toxico.
    A cidade de Pompéia foi totalmente coberta e quase toda população morreu sobterrada. A cidade vizinha de Herculano também foi atingida.
    No final do século XVIII, a cidade foi redescoberta por um agricultor que, ao trabalhar na região, localizou um muro da cidade. Nos dois séculos seguintes, a cidade foi escavada por arqueólogos. Casas, prédios públicos, aquedutos, teatros, termas, lojas e outras construções foram encontrados. Os arqueólogos acharam também objetos e pinturas em paredes que revelaram importantes aspectos do cotidiano de uma cidade típica do Império Romano.
    O que mais impressionou os pesquisadores foram os corpos em pedra, em posição de proteção, que foram atingidos pelas lavas vulcânicas.
    Atualmente, as ruínas do sitio arqueológico de Pompéia são visitadas por milhares de turistas do mundo todo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom Trabalho. Atenção aos erros ortográficos.

      Eliminar
  3. Pompeia era uma cidade do Império Romano situada a 22 quilômetros da cidade de Nápoles, na Itália, fundada no VII a.C.
    A 24 de Agosto de 79 d.C. a cidade foi destruída durante uma grande erupção do vulcão Vesúvio , que provocou uma intensa chuva de cinzas que sepultou completamente a cidade.
    A cidade manteve-se oculta por 1600 anos, até ser reencontrada em 1749. Cinzas e lama protegeram as construções e objetos dos efeitos do tempo, moldando também os corpos das vítimas, o que fez com que fossem encontradas do modo exato como foram atingidas pela erupção.
    A partir da descoberta da cidade , ela tem sido um sitio arqueológico fascinante que permite uma visão detalhada da vida de uma cidade da Roma Antiga.

    ResponderEliminar
  4. Tudo o que afirmas está correcto mas o que eu pretendia era um comentário ao filme sobre Pompeia.

    ResponderEliminar