domingo, 26 de maio de 2013

Rapariga com Brinco de Pérola

O Livro

Rapariga com brinco de Pérola é um livro de Tracy Chevalier, cuja acção decorre na Holanda do século XVII. Griet é filha de um pintor de azulejos protestante de Delft que perdeu a vista num acidente. Para ajudar a sua família, Griet tem de trabalhar como criada numa casa mais acomodada, a do pintor pintor Jan Vermeer. Catharina, a mulher de Vermeer, fica com ciúmes de Griet,  e uma das empregadas da avó começa a vigiar todos os seus movimentos.
Com o passar do tempo, Griet torna-se ajudante de Vermeer, porque a sua organização chama a atenção do pintor. Os métodos utilizados para produzir cores, para além de algumas explicações interessantíssimas acerca da sua utilização nos quadros, são descritos de forma pormenorizada.
Rapariga com Brinco de Pérola pretende apresentar a história por detrás do quadro com o mesmo nome, da autoria do pintor holandês Jan Vermeer, um dos mais importantes dos século XVII. Pouco se sabe sobre a figura presente no quadro, e Tracy Chevalier pega nesta lacuna de informação e cria uma história muito interessante.


O Filme


Girl with a Pearl Earring (Rapariga com Brinco de Pérola) é um filme de 2003 produzido pelo Reino Unido e Luxemburgo, do género drama, realizado por Peter Webber. O guião é uma adaptação feita por Olivia Hetreed do romance com o mesmo nome de Tracy Chevalier. O filme é protagonizado por Colin Firth (Jan Vermeer) e Scarlett Johansson (Griet).

O Pintor

Um dos melhores pintores holandeses do século XVII, Jan Vermeer nasceu em 1632, em Delft, e veio a falecer em 1675. Ficou conhecido pelos quadros em que retratava cenas domésticas, com uma ou duas personagens absorvidas numa actividade quotidiana. A fonte de luz vinha invariavelmente da esquerda e era tratada com uma sensibilidade que emprestava ao objecto mais simples uma qualidade poética única. Associa-se a Vermeer uma tonalidade suave em harmonias subtis de azul, de amarelo nápoles e de cinzento (Rapariga Vazando Leite, 1658), mas uma das suas qualidades mais notáveis, é a faculdade de utilizar cores vivas e luminosas, conservando mesmo assim o aspeto de delicadeza e frescura características de obras como A Rapariga com uma Pérola (1660?) e A Rendilheira (1665). A sua obra foi redescoberta em pleno século XIX e a qualidade do trabalho sobre a luz e a sombra serviu de inspiração a muitos artistas.
Fontes: Jan Vermeer. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2013.
www.estantedelivros.com
wikipedia (Imagens)




Arquivo: Menina com uma pérola Earring.jpg
Rapariga com Brinco de Pérola - Jan Vermeer

Sem comentários:

Enviar um comentário